Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A impossibilidade do conflito e da ponderação de direitos

Publicado por Frederico Bonaldo
há 4 anos

Uma das notas que caracterizam o chamado neoconstitucionalismo é admissão de que, num processo judicial, as partes contrárias que invocam princípios jurídicos – direitos fundamentais à vida, à liberdade de expressão, à honra, à privacidade, à locomoção, à saúde etc. – já são, ipso facto, titulares deles. Esta é a razão pela qual se costuma dizer que, nesses casos, há um conflito de direitos de igual hierarquia legislativa, o qual requer, portanto, que se faça uma ponderação, um sopesamento, uma pesagem entre eles, de modo a concluir qual direito sairá vencedor e qual resultará perdedor.

Há aqui duas incongruências que revelam a contradição lógica e ontológica da tese do conflito e do método da ponderação: (1) como aponta o Prof. Juan Cianciardo, esta postura assimila três realidades heterogêneas: pretensão a direito fundamental, norma jusfundamental e direito fundamental propriamente dito; (2) ao dizer-se que se ponderam direitos para verificar qual deles prevalece, afirma-se inadvertidamente que, como assinala o Prof. Fernando Toller, o direito escanteado encontra-se na esfera de titularidade de quem o invoca, motivo pelo qual pode ser exercido e jamais negado pelo juiz. Em suma, trata-se de um “ferro de madeira”, como diria Martin Heidegger.

  • Sobre o autorProfessor de Ética e Filosofia do Direito
  • Publicações19
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-impossibilidade-do-conflito-e-da-ponderacao-de-direitos/779570917

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)